domingo, 24 de janeiro de 2010

456 anos de São Paulo - fotos antigas da cidade!


"São oito* milhões de habitantes

De todo canto em ação

Que se agridem cortezmente

Morrendo a todo vapor

E amando com todo ódio

Se odeiam com todo amor"

São, São Paulo - Tom Zé.

São Paulo. A mais séria, lânguida e melancólica cidade brasileira, que também é a mais agitada, viva e dinâmica. É só um dos muitos paradoxos desse 'avesso do avesso do avesso' que é a capital paulista, que não tem o padrão de beleza que uma metróple como ela deveria ter. "É que Narciso acha feio o que não é espelho" já diz o hino da cidade.


A Locomotiva do Brasil nasceu com um humilde colégio jesúita. Possivelmente, uma das únicas do mundo a ter se originado numa escola. Longos três séculos e meio se passaram até a cidade começar a se desenvolver, graças ao café, já que São Paulo se localizava bem no meio do percurso Café - Porto de Santos, o que lhe rendeu uma enorme e lustrosa estação, onde desembarcaram milhares de imigrantes. Imigrantes esses que trataram de agigantar sua população, transformando a fria e chuvosa Terra da Garoa na metróple que mais esquentou nos últimos 100 anos, na cidade que mais cresceu durante o século XX, na Capital Gastronômica do planeta - oficialmente.

Talvez esta seja a única grande cidade verdadeiramente cosmopolita. Estima-se que São Paulo seja a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha (sem contar as grandes cidades latino-americanas colonizadas por espanhóis). Aqui não se formaram guetos como em NY ou Londres. As mais diversas pessoas se misturaram. Se misturaram tanto que São Paulo não tem cara nem caráter definidos. É a síntese do mundo, bonita e feia, rica e miserável, diversa e controversa, mas sempre grande. Pode soar pretencioso para uma "metropolizinha de terceiro mundo", mas este planeta é predominatemente pobre. Logo, é nesta pobre rica cidade em que o mundo é mundo.

A cidade que sozinha é mais rica que muito país também carrega seus fardos e defeitos. Muitos aliás. Mas que não tiram seu brilho. Tão caótica e desvairada cidade que é. É fascinante, maravilhosa, amedrontadora e acolhedora. A São Paulo que não pode parar (nunca!) sofreu as maiores mudanças que uma cidade pode sofrer. E é nela, na mutuamente magnífica e pavorosa Paulicéia onde a Terra reflete suas várias personalidades. Bem vindos a São Paulo! Bem vindos, enfim, ao Mundo!



Homenagem aos 452 anos da mais mutante das cidades: "São Paulo - Da Monotonia da Vila de Piratininga ao Caos da Metrópole"


Brasão da cidade de São Paulo, com os dizeres "Non Dvcor Dvco" - "Não Sou Conduzido, Conduzo" em latim



A Primeira Missa de São Paulo de Piratininga, realizada pelos padres jesuítas José de Anchieta (espanhol) e Manoel da Nóbrega (português), em 25 de Janeiro de 1554.




1862 -O Pátio do Colégio, onde tudo começou:







Vale do Anhangabaú, que em Tupi significa "Bebedouro dos demônios":




"Parques do Anhangabaú nos fogaréus da aurora...

Oh larguezas dos meus intinerários...

Estátuas de bronze nu correndo eternamente,

num parado desdém pelas velocidades... "

Mário de Andrade

1890:

Algumas Fotos de São Paulo