quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Mundo Mágico de Escher

Boa Pedida para este feriado, Eu vou e você??
As obras lúdicas e interativas são fantásticas....!
Confira.



O Mundo Mágico de Escher


19 Abr a 17 Jul

Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares
CCBB SP

Horário: Terça a domingo

A mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente conhecido por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano e explorações do infinito. Escher foi um gênio da imaginação lúdica e um artesão habilidoso nas artes gráficas, mas a chave para muitos dos seus efeitos surpreendentes é a matemática, utilizada de uma forma intuitiva. A exposição mostra de forma analítica o desenvolvimento da obra gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos. Além disso, a exposição evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.






SERVIÇO




Data: 19 de abril a 17 de julho de 2011

Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h

Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares

Classificação indicativa: Livre

Entrada Franca

Visita mediada: das 9h às 19h

M. C. Escher


(1898 - 1970)



Quem foi Escher?






Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898, faleceu em 1970 e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita.



 

Com o professor Mesquita, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal.




Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.




OUTRA DICA IMPERDÍVEL PRÁ QUEM FICA NA CIDADE!


Cabaré Luxúria

Tango e Perfume

19 Abr a 2 Jun

Local: Teatro
CCBB SP

Horário: Terça a quinta, às 19h30

Bem-vindos ao Cabaré Luxúria, onde todos são convidados a fazer uma jornada pelo inferno, purgatório e paraíso do amor. Nessa história, uma trupe teatral se vê diante da chegada de uma nova integrante que traz o desequilíbrio, provocando desejo, traição e perigo. As músicas, em estilo Cabaret e Tango, são interpretadas por uma orquestra exclusivamente feminina e costuradas com poemas, cenas, intervenções com o público e pequenas anedotas satíricas.







Com Rachel Ripani, Rosi Campos, Bruno Perillo e a orquestra feminina “Tango e Perfume” formada por Moema Lima, Vivianne Franco, Fabiana Fonseca, Camila Bonfim e Joyce Pasti. Direção de Bruno Perillo e Helen Helene e direção musical de Pedro Paulo Bogossian.






SERVIÇO



Data: 19 de abril a 2 de junho

Horário: Terça a quinta, às 19h30

Local: Teatro
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada)

Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 10h às 20h
Telefones: (11) 3113-3651/52

Classificação indicativa: 16 anos

Consulte a bilheteria sobre a disponibidade de ingressos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui uma quimera...! Bom, muito bom tê-los por aqui!